segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Prefeitura sanciona que livra as cooperativas paulistas da obrigação de filiação

Foi uma luta que duraram meses, por parte de pressão de ONGS, 
movimentos cooperativistas e políticos.

O prefeito de São Paulo Fernando Haddad sancionou a Lei 16.073, referente ao projeto de Lei 198/2014 que libera as cooperativas da obrigação de serem filiadas a OCB, (Organização das Cooperativas Brasileiras) ou a OCESP (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), para que possam participar de processos licitatórios junto ao Executivo.

A obrigatoriedade estava prevista na Lei Municipal 15.944, de 23 de setembro de 2013.
Com a Câmara Municipal de São Paulo cheia de cooperados e representantes de cooperativas, como a COOPAFARGA e a COBRATE, e entidades de representação como a Unisol Brasil e a Federação Nacional dos Trabalhadores Cooperados (FETRABRAS), que a acompanharam a votação

A presidente Sandra Campos da Fetrabras (Federação Nacional dos trabalhadores cooperados) que os cooperados se organizaram em cooperativas para diminuírem os custos e assim não tem dinheiro para se filiarem.
“Cerca de 30% das compras da prefeitura e do Estado são destinadas à agricultura familiar, ou seja, famílias humildes que são produtores. “Eles (OCB e OCESP) cobram até 70 mil por ano pela filiação, ou seja, tem que cortar empregos para pagá-los”, declarou Sandra.

Lurdinha Rodrigues, presidente da FENATRESC comemora vitória.

“Tem um ditado que diz que “há males que vem para bem”“. Pois isso foi realidade no cooperativismo quando foi publicada a Deliberação 12 da JUCESP, que obrigava as cooperativas a se registrarem/filiarem a esta ONG. As maiorias dos cooperativistas entraram em desespero, pois se não se submetessem à filiação a esta ONG não poderiam mais registrar as suas ATAS e, consequentemente, a personalidade jurídica da cooperativa estaria terminada. Os cooperados determinavam em assembléias que não se filiariam a algo que custaria uma fábula e acabaria com diversos postos de trabalho. Muitas cooperativas perderam seus contratos, pois, sem atas atualizadas, não podiam participar de licitações. Outras ainda não puderam movimentar sua conta bancária para honrar seus compromissos com fornecedores e, pior ainda, muitos cooperados que trabalharam o mês todo não puderam levar o pagamento do seu rateio de produtividade para o sustento de suas famílias.

Isso tudo gerou tanto desespero nos cooperativistas que eles se uniram em uma só voz, que era a REVOGAÇÃO da DELIBERAÇÃO 12 da JUCESP, que o então Secretário de Estado Rodrigo Garcia, após ouvir as bases e consultar a Procuradoria Geral do Estado, chegou à conclusão de que isso era inconstitucional e revogou a Deliberação 12, colocando fim a algo que eu aprendi que além de ser ilegal e imoral”, Afirma Lurdinha.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Faixas exclusivas de ônibus são liberadas para taxistas

Os táxis só poderão trafegar nas faixas exclusivas se estiverem com passageiros

A Prefeitura de São Paulo anunciou a liberação das faixas exclusivas de ônibus para taxistas, serão 440 km de faixas compartilhadas.
O secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, falou que os táxis também vão poder parar para embarcar e desembarcar passageiros.

Foram criados 356 km com a promessa de priorizar o transporte por ônibus na cidade. As faixas são estruturas localizadas à direita, como na Avenida Paulista.

Nos corredores de ônibus, que são espaços à esquerda totalmente segregados do trânsito, caso das avenidas 9 de Julho e Santo Amaro, continua valendo a proibição de táxis nos horários de pico - das 6h às 9h e das 16h às 20h.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Fetrabens realiza Seminário e Festa do Caminhoneiro

O evento aconteceu do dia 12 ao dia 14 de setembro

Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Carga do Estado de São Paulo (Fetrabens) e seus sindicatos filiados, realizaram no Centro de Convenções do SINDICAM-SP, “Recanto Angaturama”, em Santa Isabel, São Paulo, o “I Seminário Estadual para Caminhoneiros Autônomos – Encontro Fetrabens 2014”.
O evento reuniu lideranças sindicais de mais de 20 entidades de SP, Pará e do Paraná, para discutirem temas ligados diretamente ao dia-a-dia dos Caminhoneiros Autônomos.

Durante os três dias do Seminário, autoridades dos Governos Federal e do Estado de São Paulo, líderes de segmentos empresariais, autoridades do Judiciário, da Procuradoria do Trabalho e do parlamento Federal apresentaram suas visões e entendimentos sobre os temas mais recentes ligados ao Transporte Rodoviário de Cargas (TRC).

Questões como Previdência Social e o Caminhoneiro Autônomo; a Lei 12.619 e seus reflexos; Transportes de Cargas Perigosas – com foco no PL 5.000, que trata do transporte de combustível - Direito Sindical e os aspectos legais envolvendo o Caminhoneiro Autônomo; Concessões e Regulamentação de Rodovia, a Política de Controle no Estado de São Paulo; e a questão da Sustentabilidade na Estrada foram alguns do temas tratados no evento.

A novidade esse ano, é que a diretoria do SINDICAM-SP, entidade filiada à Fetrabens, inaugurará o Centro de Treinamento do Caminhoneiro Autônomo e a Escola de Trânsito Infantil. Esse é o primeiro Centro de Treinamento e Escola Infantil de Trânsito a serem inauguradas por uma entidade da categoria no Brasil.

O Centro de Treinamento será equipado com um simulador de caminhão que será utilizado para treinar caminhoneiros em diferentes situações. Adquirido recentemente pelo SINDICAM-SP, o simulador está capacitado para oferecer diversas situações diferentes em estradas, pátio de estacionamento e até acesso e saída a posto de combustível. Nele, todas as manobras e atividades desempenhadas pelo caminhoneiro em treinamento geram pontuações que permitem a classificação de cada “aluno”.

Já a Escola Infantil de Trânsito está instalada num galpão de 200 m2, com uma pista em forma de “oito” e equipada com 12 mini-caminhões elétricos com bateria de 12 Volts. Na pista, há semáforo e faixa de pedestre. A proposta da direção da entidade e orientar filhos e netos de caminhoneiros nas questões de Educação de Trânsito.


Segundo Norival de Almeida Silva, presidente da Fetrabens e do SINDICAM-SP a inauguração do Centro de Treinamento é fundamental para a qualificação do profissional autônomo: “O caminhoneiro precisa se qualificar e buscar este conhecimento”. Já sobre a Escola Infantil de Trânsito, ele destaca: “Temos como objetivo estimular nossos filhos, sobrinhos e netos a serem futuros caminhoneiros.” destaca.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

IPEM-SP realiza regularização de taxímetro

Os taxistas de Peruíbe já podem consultar no site do IPEM-SP (www.ipem.sp.gov.br) as datas dos plantões, voltados especificamente àqueles que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo. A próxima ação está programada para 16 de setembro, sendo o ponto de partida a Avenida da Praia, em frente ao quiosque 36, no Centro.

No caso dos plantões de regularização de taxímetro, somente os taxistas que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo do taxímetro devem comparecer. O IPEM-SP também realiza, periodicamente, a verificação anual – ação de participação obrigatória a todas as categorias de táxi.

Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 500 a R$ 5 mil, dobrando na reincidência.

Para agendar o atendimento é necessário acessar o site do IPEM-SP e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem o agendamento online e a taxa quitada, o atendimento não é realizado.

Na data da verificação, o taxista ou responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos:

- alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura;
- certificado de propriedade do veículo;
- certificado de verificação do IPEM-SP, referente ao exercício de 2013;
- GRU quitada;
- comprovante de endereço;
- guia de serviço fornecida por oficina credenciada pelo IPEM-SP

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3235-7815 ou pessoalmente na Sede da Delegacia de Ação Regional do IPEM-SP em Santos, localizada à Rua Amazonas, 83, no Campo Grande.

Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo IPEM-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase “verificado até 2015”. Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta”.

O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras ‘um’ e ‘dois’ podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida.


O consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode realizar denúncia na Ouvidoria do IPEM-SP por meio dos telefones 0800 013 0522 (São Paulo) e (11) 3581-2019 (outras localidades) e do e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Prefeitura de São Paulo proibi aplicativo de “carona”

Carros do app são julgados como táxis clandestinos.

O aplicativo Uber que permite motoristas particulares a oferecerem carona paga é proibido na cidade de São Paulo.
Desde o seu lançamento, o Uber vem gerando bastante polemica, principalmente entre os taxistas e cooperativas de táxis.

Por meio do aplicativo, disponível para iPhones e celulares Android, passageiros podem pedir caronas. O valor a ser pago pelo trajeto é contabilizado pelo próprio aplicativo, que também efetua os pagamentos, feitos com cartão de crédito.
Normalmente o serviço é feito por motorista que não são preparados e o custo da viagem a acaba saindo mais caro. O A equipe do JT fez um teste com o aplicativo do Metrô Shopping Santa Cruz até a sede do Jornal (Rua estado de Israel 819-vila Clementino) o percurso normalmente sai por R$10, 00, pelo app custou R$21,00.

A prefeitura pedirá a suspensão do programa sob o argumento de que ele motiva motoristas sem autorização a fazerem o transporte de passageiros, atividade que só é permitida ser feita por taxistas de acordo com a lei federal nº. 12.468.

Os 105 agentes do DTP (Departamento de Transportes Públicos) foram orientados a ficar atentos aos modelos mais usados no serviço, como Hyundai Azera, Toyota, Corolla e Ford Fusion.

Três motoristas já foram flagrados e tiveram os carros apreendidos; Após os fiscais constatarem que os motoristas não possuíam autorização para transportar pessoas, os carros foram levados para o pátio do DTP. Depois do pagamento das multas, os veículos foram liberados. Os condutores parados no Tietê e em Congonhas pagaram R$ 2.443,42 (multa de R$ 1.800,47 mais R$ 642,95 de taxa de remoção e custo de estadia) e o da Barra Funda teve que desembolsar R$ 2.520,22 (multa de R$ 1.800,47 mais R$ 719,75 de taxa de remoção e custo de estadia). Caso haja reincidência, o valor da multa dobra.


“A questão central desse aplicativo da Uber é que eles usam o argumento de que estariam dando carona, mas, no final da carona, as pessoas têm que pagar. Quando você paga por um serviço, passa a ser uma atividade economia. É um transporte individual remunerado. No nosso entendimento, um aplicativo como esse, está promovendo uma atividade clandestina, não deveria ficar sendo disponibilizado dos serviços de internet”, disse Daniel Telles, diretor do Departamento de Transporte de Passageiros (DTP).

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Greve de ônibus em Mauá

O terminal de ônibus no Centro de Mauá permanece fechado e com cartazes avisando a paralisação por tempo indeterminado

Os motoristas e cobradores de ônibus de Mauá, no ABC paulista, realizam uma paralisação após a viação Cidade de Mauá deixar de pagar a rescisão e direitos trabalhistas de alguns funcionários que haviam sido demitidos.

Em solidariedade aos grevistas os funcionários da Empresa Auto Ônibus Santo André também aderiram ao movimento.

Atualmente, duas empresas de ônibus operam em Mauá, mas uma delas vai deixar de operar. Com isso, os funcionários serão demitidos e recontratados por uma nova empresa. No entanto, os funcionários não receberam os direitos trabalhistas após a demissão. Procurada, a empresa disse ainda não ter um posicionamento sobre a questão.
O prefeito de Mauá, Donizete Braga, disse o processo de substituição de uma empresa de ônibus por outra está sendo realizado há 1 ano e meio e que a Prefeitura fez o possível para evitar essa situação.
Mas de 100 mil pessoas com dificuldades no transito devido a paralisação.



Em 11 de agosto, funcionários da Cidade de Mauá já haviam realizado uma greve pelo mesmo motivo porém o acordo que o dono da viação propôs não foi cumprido.