quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Adicional de periculosidade para motoboys é regulamentado

Antes o adicional era valido apenas para atividades sujeitas a exposição a produtos inflamáveis, explosíveis, radiação ou energia elétrica, além de risco às seguranças pessoais ou de patrimônio.


O Ministério do Trabalho regulamentou o pagamento do adicional de periculosidade de 30% do salário para motoboys.
A publicação da portaria foi feita no diário oficial nesta terça feira (14 de outubro) que aprova o Anexo 5 da Norma Regumentadora 16 (NR-16), que trata das situações de trabalho com utilização de motocicleta que geram direito ao adicional de periculosidade. Criado pela lei 12.997, de 18 de junho de 2014, a norma foi acrescentada à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Não estão incluídas nessa medida a utilização de motocicleta ou motoneta exclusivamente no percurso da residência para o local de trabalho e vice-versa; atividades em veículos que não necessitem de emplacamento ou que não exijam carteira nacional de habilitação para conduzi-los; atividades em motocicleta ou motoneta em locais privados; e atividades com uso de motocicleta ou motoneta de forma eventual, ou por tempo extremamente reduzido.

De acordo com o MTE o empregador deverá requisitar um laudo técnico de um médico do trabalho ou de um engenheiro de segurança do trabalho.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Aquisição de táxi para o microempreendedor individual pode ser feita com isenção do IPI



A norma foi publica pela Receita Federal do Brasil

Para se comprar um táxi com isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o interessado deve apresentar nota fiscal relativa à última aquisição de veículo com esse benefício, foi o que explicou o consultor de Grupo Sage, Noberto Lednick Junior.
Os microempreendedores individuais já podem adquirir um veículo, destinado para táxi, com isenção do IPI.
A norma foi publicada pela Receita Federal do Brasil, na Instrução Normativa nº 1.392/2013. O MEI é o empresário individual com receita bruta anual de até R$ 60 mil e que, entre outras condições, não tenha contratado empregado, exceto se este receber 1 salário mínimo ou o piso salarial da categoria.

Segundo o presidente do Simtetaxi –SP (Sindicato dos motoristas e trabalhadores nas empresas de táxi no estado de São Paulo) Antonio Matias também conhecido como Ceará, para comprar um táxi co
m a isenção do IPI, o interessado deverá ainda apresentar nota fiscal relativa à última aquisição de veículo com esse benefício, ou a via da autorização anteriormente concedida e não utilizada. “No caso de transferência de benefício ao cônjuge, companheiro ou herdeiro, em virtude de falecimento ou incapacidade do motorista profissional depois da concessão da autorização e antes da aquisição do veículo com a isenção, o fisco exige que o comprador anexe ao requerimento uma autorização concedida ao titular”, afirma o Ceára.
 Para ter a isenção do imposto, alguns critérios são necessários, o veículo deve ser de fabricação nacional, equipado com motor de cilindrada não superior a 2.000cm3, ter no mínimo quatro portas, inclusive a de acesso ao bagageiro e ser movido a combustível de origem renovável.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Cigarro faz profissionais perderem 20% do tempo de trabalho



Uma empresa que tenha 20 fumantes em seu quadro funcional, 
o custo anual do vício desses empregados atingirá a casa de R$ 259.200.
 As empresas que têm fumantes em seus quadros de funcionários podem começar a se preocupar com as questões da produtividade desse pessoal. Segundo levantamento de Marcelo Maron, diretor-executivo de um Grupo, que reúne corretoras e faz a gestão de planos de saúde corporativos, um empregado que fuma pode estar desperdiçando 20% do seu dia de trabalho com o vício, o que equivale a um quinto de sua jornada diária, normalmente de oito horas.Segundo o executivo, hoje, com a eliminação dos fumódromos nas empresas, os empregados que fumam precisam ir para a rua ou para ambientes arejados.
E, dependendo do movimento do prédio em que trabalham e das distâncias envolvidas, além do tempo necessário para fumar um cigarro apenas, contando o deslocamento da sua sala até a rua, o tempo médio dessa atividade não será inferior a 15 minutos de trabalho perdidos para cada cigarro fumado:

“Vamos supor um fumante razoavelmente controlado, que fume apenas seis cigarros durante as oito horas de trabalho, três pela manhã e três à tarde.
 Levando em conta a média de tempo apurada acima, esses seis cigarros vão consumir 90 minutos de um dia de trabalho. Nada menos que uma hora e meia de uma jornada de oito horas se esvai com o vício, o que equivale a quase 20% do horário de trabalho” alerta Maron.
Maron fala dos custos que um empregado pode custar e dá como exemplo um empregado com um salário de R$ 3.000 por mês. Somando ao salário os benefícios e encargos legais, esta remuneração chega a R$ 5.400/mês. Se o empregado está ausente quase 20% deste tempo para fumar, seu vício custa R$ 1.080 por mês para a empresa, ou R$ 12.960 por ano.
“É incrível, mas a quantia pode até ser bastante significativa em relação ao resultado do negócio”assinala Maron. Para o consultor, esses cálculos, relativamente conservadores, explicam o fato de que muitas empresas estão preterindo fumantes em seus processos seletivos. Além disso, há uma grande pressão para que os fumantes deixem de fumar durante o expediente.
“Tenho visto isso com frequência cada vez maior. Se há empate entre bagagem acadêmica e experiência, com certeza o fumante terminará eliminado do processo seletivo, embora muitas empresas se neguem a admitir isso”explica o consultor.

Mas há outra conta que joga contra o fumante, segundo Maron: o cálculo do uso do plano de saúde. Como as organizações arcam com custos crescentes em relação a esse benefício, contar com muitos fumantes em seus quadros pode ser desastroso para o caixa da empresa:

“Empregados com problemas circulatórios, cardíacos ou até mesmo de câncer elevam de modo considerável os gastos com o plano de saúde, que já é a segunda maior despesa de pessoal das empresas, logo após a folha de pagamento. Nesse sentido, reduzir o número de fumantes no trabalho é um fator de redução do custo do plano de saúde, e as empresas estão caminhando nessa direção”.
Entrevistada pelo JT, Ylana Miller diretora da empresa Yluminarh que trata de desenvolvimento profissional e docente de gestão de RH ressalta que pausas durante o dia podem ser saudáveis para aliviar o estresse e estimular a criatividade, sendo ainda mais benéficas quando favorecem a saúde física e mental ao mesmo tempo:
“Pausas durante o expediente são saudáveis;Há diversas organizações que estimulam essas “pausas saudáveis”, seja através de academias de ginástica e/ou de outros ambientes que estimulam a socialização, como um local específico para um cafezinho ou até mesmo um lanche rápido”, afirma Ylana.
De acordo com a especialista, empresas e líderes podem ter um papel diferenciado ao implementarem projetos de qualidade de vida, que incluem programas de antitabagismo. E, afirma, cabe ao funcionário decidir se quer participar.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Nova York terá táxis exclusivos para mulheres

Quem utilizar o serviço serão recebidas por uma condutora vestida 
com uma echarpe de cashmira rosa choque

O Aplicativo que foi lançado esse mês de táxis conduzidos por mulheres e só transporta mulheres, e a grande novidade da cidade de Nova York.
A criadora é a Stella Mateo. Mãe de duas crianças, Mateo declarou ao "NY Times" que gostaria de ter tido uma motorista de uniforme para levar suas filhas para programas depois da escola e outras atividades quando elas eram mais jovens.
 A ferramenta se chama SheRides e foi lançado para iPhone em 16 de outubro.Uma versão para Android virá na seqüência.O Objetivo é proporcionar segurança para mulheres que tem receio de entrar em carros com motoristas do sexo masculino ou medo de serem apalpadas por homens em ônibus, trens e metrôs lotados, o transporte exclusivamente feminino já está disponível em muitas cidades do mundo.
A Índia tem sua própria frota de táxis femininos, também chamada SheTaxi, assim como a Nova Zelândia. O Japão teve composições de trens só para mulheres em várias ocasiões nos últimos cem anos, e programas semelhantes existem na Indonésia, Índia, Brasil, Guatemala, México, Paquistão e Irã.

Todas as condutoras são preparadas para atender diversos casos principalmente mulheres que já tenham tido algum tipo de trauma.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Sindimoto Baixada comemora grandes avanços da categoria

A periculosidade já funciona nos ramo de restaurantes

O Sindimoto Baixada, que atende 9 cidade metropolitanas (Santos, São Vincete, Guarujá, Caraguá,Ubatuba entre outas), está querendo aumentar seu alcance estendendo até a Praia Grande para que a categoria possa se beneficiar de ter um sindicato que luta pelos seus direitos.
Atualmente o sindicato comemora o avanço do direito da periculosidade, onde na Baixada já é um direito pago aos motoprofissionais no ramo de restaurantes em breve acredita-se que todas empresas de entregas de motoboys iram aderir, além disso tem uma campanha salarial no meio varejista para aumentar os benefícios dos motoprofissionais que prestam esse serviço ao varejo.

“Queremos que nossa categoria alcance todos os benefícios, no meio do varejo estamos lutando pela assistência medica, relacionamento com empresas de auto peças para haver descontos, assistência odontológica e o aumento de salário para que trabam com a sua própria moto, porque atualmente que trabalha com sua moto recebe apenas o salário de R$1.400 e acaba tendo uma despesa maior que não é cobrado.
Só tenho a agradecer pelos avanços que estamos conseguindo dia a dia, vamos lutar para que todos os profissionais consigam seus direitos e também para que o curso seja algo fiscalizado para trabalharmos de acordo com a lei”, afirma o Presidente do Sindimoto Baixada Paulo Cesar conhecido como Paulão.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Abraciclo realiza 18° edição do motochek –Up acontece em Santos

O evento aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de setembro

Após 5 anos o motochek – Up volta  a ser realizado em Santos na 18° edição devido ao crescimento de 35% da frota chegando a mais de 203 mil motos na região.
O evento é promovido pela ABRACICLO (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), tem como objetivo a conscientização dos motociclistas, avaliação das motocicletas que passam pelo local, examinando gratuitamente as condições mecânicas de 21 itens da moto e mostra, na prática, como deve ser a pilotagem defensiva e o uso correto dos freios
Também ocorreu á distribuição gratuita de brindes aos condutores participantes e a entrega de vales, que possibilitam a troca completa de óleo.

MotoCheck-Up reúne mecânicos e instrutores de diferentes marcas para ensinar aos participantes melhores práticas de direção e promoção de um trânsito mais seguro. Já foi realizado nos estados de São Paulo (capital, Santos e região do ABC), Pernambuco (Recife), Amazonas (Manaus) e no Distrito Federal (Brasília), contando sempre com o apoio de órgãos governamentais e institutos, além da participação conjunta das fabricantes de motocicletas.

A 18ª edição do MotoCheck-Up teve patrocínio da Levorin, NGK, NTK, Porto Seguro, Taurus e YTeq. É apoiado pelo Sindimoto Baixada, CETH (Centro Educacional de Trânsito Honda) e realizado pela Abraciclo, em parceria com a CET e Prefeitura de Santos.

O presidente Paulo Cesar conhecido como Paulão do Sindimoto Baixada que participou do evento, disse que foi um evento incrível e com essa oportunidade que promoveu a Abraciclo, o sindicato conseguiu fazer grandes contatos no setor com intuito de trazer melhorias para categoria.

“Foi um evento muito bom, conseguimos fazer novos contatos, e no sábado teve bastante participação da categoria, houve bastante receptividade”, declarou Paulão.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Punições de motoristas aumentam com radares em ciclovias.

Quem usar pistas de bicicletas serão flagrados 
por aparelhos e podem ser multados em R$ 574,62.

As multas aplicadas pela CET nas ruas de São Paulo por desrespeito aos ciclistas quase triplicaram no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2013. Elas passaram de 3.565 para 10.263 57 a cada dia. E a tendência reconhecida pela prefeitura é que as punições aumentem devido ao projeto para construir 400 km de ciclovias até 2015 e a uma novidade da fiscalização.

A Prefeitura passará a usar radares para flagrar carros e motos que trafegarem nas pistas destinadas às bicicletas infração gravíssima, com multa de R$ 574,62.
Hoje as multas por desrespeito a ciclistas são aplicadas só por marronzinhos(CET).


Desde 2012, a CET adaptou três artigos do código de trânsito para punir motoristas que se aproximam demais das bicicletas em todas as vias, as ultrapassam de forma perigosa e sem reduzir a velocidade ou que as fecham antes de conversões. Essas multas cresceram 188% sem incluir as específicas para a invasão de ciclovias. Os demais tipos de infração de trânsito subiram apenas 4%. E as punições de motoristas por desrespeito aos pedestres caíram 10%. O programa de fiscalização por desrespeito aos ciclistas foi criado há dois anos por pressão de ativistas depois da morte de ciclistas nas avenidas Paulista e Pirajussara.