quarta-feira, 8 de julho de 2015

Ônibus em São Paulo terão tomada para celular e wi-fi grátis

Novos ônibus de SP, previsão para estarem nas ruas em 2017


De acordo com secretário, 2 mil veículos deste tipo
estarão nas ruas até o começo de 2017

Os novos ônibus prateados terão ar-condicionado e tomada para carregar o telefone celular.
Os tipos de veículos são BRT que iram circular nos  121,3 quilômetros de corredor de ônibus e 386,8 quilômetros de faixas exclusivas da capital. A prefeitura informa que irá começar a entregar 100 veículos desse modelo por mês.
 Segundo o secretário municipal de Transporte, Jilmar Tatto, pelo menos 2 mil veículos deste tipo estarão em circulação até o começo de 2017. Um desses coletivos começou a ser exposto nesta terça-feira, em frente à sede da Prefeitura, no viaduto do Chá, na região central. Os modelos com capacidade para 118 passageiros em pé e outros 55 sentados também terão wi-fi grátis e catraca dupla para evitar filas no lado de fora dos coletivos. 
O objetivo desses BRTs, segundo Tatto, é "andar em linha reta", por isso eles não vão rodar dentro de bairros.


— Não tem sentido um ônibus desse tamanho entrar em um bairro. Na Vila Madalena tem ônibus grande andando dentro do bairro, o que não faz sentido. 



Para atender os bairros e regiões com viários menores e estreitos, a SPTrans (São Paulo Transportes) vai aumentar a oferta de linhas circulares. De acordo com Tatto, o ideal é que as linhas do chamado sistema local, não entrem nos corredores de ônibus. Caso seja necessário, este tipo de veículo não vai ultrapassar a casa dos 20% dos coletivos pequenos em corredores de transporte coletivo. 


A cor prateada do BRT tem como objetivo criar uma identidade visual, informando aos passageiros que aquele veículo trafega em corredores e faixas exclusivas de ônibus. Tatto afirmou que a Prefeitura vai "metronizar" os ônibus do sistema estrutural na cidade São Paulo. Hoje, os veículos que trafegam pelos corredores tem duas cores: branca e a da concessionária (azul, verde, lilás, amarelo, laranja e vermelho). 
Além da cor que é igual a dos vagões do transporte sobre trilhos, os BRT's, segundo a promessa de Tatto, também terão intervalos menores, operação assistida (acompanhamento em tempo real por meio de GPS) e partidas programadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário