segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Triagem do Uber não identifica criminosos, dizem promotores



Promotores da Califórnia ampliaram seu processo civil contra o serviço online de compartilhamento de caronas Uber, alegando que sua checagem de antecedentes não incluiu pessoas condenadas anteriormente por assassinato e crimes sexuais, mostraram arquivos do tribunal.

Os advogados dos distritos de San Francisco e Los Angeles apresentaram uma emenda de reclamação contra o Uber Technologies na terça-feira, na qual afirmam que "falhas sistemáticas no processo de checagem de antecedentes do Uber" vieram à tona após sua primeira apresentação em dezembro.

A nova queixa diz que criminosos sexuais, ladrões de identidades, invasores de domicílio, um sequestrador e um assassino confesso passaram pelo processo de triagem da empresa e estavam dirigindo para a companhia até serem citados por fornecerem caronas ilegais.

"Eu apoio a inovação tecnológica. Inovação, no entanto, não dá permissão às empresas para enganar consumidores sobre problemas afetando sua segurança," disse o procurador do distrito de San Francisco, George Gascon, em comunicado.

O Uber disse em comunicado que seu sistema de triagem tem sido efetivo e, em alguns casos, mais efetivo que um sistema diferente utilizado pelas empresas de táxi.

"Continuamos a trabalhar para melhorar a segurança para passageiros e motoristas antes, durante e depois da carona," disse a empresa.

Reportagem: Exame.com

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Multas aplicadas em SP sobem 22% no 1º semestre deste ano, diz CET

De acordo com companhia de trânsito, foram aplicadas 6.098.229 multas.
Radar campeão em infrações está localizado na Avenida dos Bandeirantes.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) aplicou 6.098.229 multas no primeiro semestre deste ano aos motoristas infratores na cidade de São Paulo. Isso representa um aumento de 22% em relação ao primeiro semestre de 2014.
O radar que mais aplicou multas neste período está localizado na Avenida dos Bandeirantes com a Washington Luís, na altura do viaduto João Julião da Costa Aguiar, no sentido Imigrantes, na Zona Sul de São Paulo.

A Prefeitura teria arrecadado cerca de R$ 7,5 milhões apenas com as multas aplicadas com este radar, considerando que os motoristas foram penalizados com uma infração leve no valor de R$ 53,20. A velocidade máxima no local é de 60 km/h, e os radares flagram excesso de velocidade, rodízio e zona máxima de restrição a caminhões e fretados.
O segundo radar que mais multou na capital paulista nos primeiros 6 meses do ano está na Marginal Pinheiros, na altura da ponte Cidade Universitária, no sentido Castello Branco, na Zona Oeste de São Paulo. Foram mais de 60 mil motoristas flagrados, e as multas somam R$ 3 milhões.

ONDE FORAM APLICADAS MAIS MULTAS
1. Av. dos Bandeirantes com a Washington Luís, no sentido Imigrantes

2. Marginal Pinheiros, na altura da ponte Cidade Universitária, sentido Castello Branco

3. Av. Conde de Frontin, na Radial Leste, perto da Rua Monsenhor Francisco de Paula

4. Av. Ibirapuera, no sentido bairro, perto da Av. dos Bandeirantes
 Na terceira posição do ranking aparece o radar da Avenida Conde de Frontin, na Radial Leste, perto da Rua Monsenhor Francisco de Paula, na Zona Leste. Foram 48.693 notificações emitidas. O quarto lugar ficou com o radar da Avenida Ibirapuera, no sentido bairro, perto da Avenida dos Bandeirantes. No local, foram cerca de 30.400 multas.


Ano passado
Durante todo o ano de 2014, o número de multas de trânsito cresceu 4,5% em São Paulo em e chegou a 10.608.695 milhões, segundo balanço divulgado pela CET. Trata-se de um novo recorde para a cidade – em 2013, tinham sido 10,1 milhões de infrações.

O aumento ocorreu apesar de a Prefeitura deixar de multar por falta de inspeção veicular, já que o programa foi suspenso em fevereiro de 2014. Caso esse quesito fosse excluído da comparação, o aumento total de multas na cidade no último ano teria sido de 7%.


As multas por excesso de velocidade continuaram sendo as campeãs em São Paulo. Foram 3,1 milhões, praticamente o mesmo número registrado em 2013.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Detran.SP alerta sobre o transporte seguro de crianças

Acidentes de trânsito estão entre as principais
 causas externas de internações de crianças no Estado de SP 


Até os 7,5 anos de idade, crianças devem ser transportadas com o auxílio de equipamentos de segurança
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) alerta sobre os cuidados com o transporte de crianças. O motorista deve estar atento à segurança dos pequenos, com a utilização dos equipamentos de segurança previstos na legislação de trânsito brasileira.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo, mais de 500 crianças morrem todos os dias em acidentes de transporte terrestre. Apenas no Brasil, por dia, cerca de cinco crianças são vítimas fatais do trânsito.

"No Estado de São Paulo, acidente de trânsito está entre as principais causas externas que geram internações de crianças e adolescentes (de 0 a 14 anos), ficando bem à frente de situações como sufocação e afogamento, por exemplo", ressalta José Antonio Oka, gerente do Observatório Paulista de Trânsito do Detran.SP. Para Oka, os dados indicam a necessidade de maior atenção dos motoristas nos deslocamentos diários das crianças. 
No carro – Toda criança com até 10 anos de idade precisa ser transportada no banco traseiro, usando o cinto de segurança. Quem tem até 7,5 anos de idade deve, obrigatoriamente, estar acomodado em equipamento adequado (conforme tabela abaixo).

O uso dos dispositivos de segurança, previsto na resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), visa reduzir o risco de lesão em casos de batida ou freada brusca repentina do veículo, pois limita o deslocamento do corpo da criança.

"O impacto de uma colisão contra um muro a 60km/h, por exemplo, equivale à queda de um prédio de quatro andares, ou seja, a chance de provocar fatalidade e lesões sérias para quem está sem equipamento de segurança é muito maior", complementa o gerente do Observatório Paulista de Trânsito do Detran.SP. 
Tipos de equipamentos de segurança para transporte de crianças no banco traseiro*

Faixa etária Equipamento necessário
0 a 12 meses bebê conforto ou conversível
1,1 a 4 anos cadeirinha
4,1 a 7,5 anos assento de elevação
7,6 a 10 anos cinto individual de segurança do próprio banco traseiro


* Os equipamentos não se aplicam ao transporte coletivo e táxis, por exemplo.

Na motocicleta – Apenas crianças com 7 anos de idade ou mais podem ser levadas na garupa, usando capacete adequado para o seu tamanho. Ainda que tenha a faixa etária permitida, uma criança que não tenha condições de cuidar da própria segurança não pode ser transportada em motocicleta, como por exemplo, se ela não alcançar o apoio dos pés (estribo); se tiver alguma deficiência ou estiver com braço ou perna engessado, entre outras situações, conforme prevê o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito.

O condutor que descumprir essas regras de transporte estará sujeito às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê multa de R$ 191,54 e a inserção de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - infração gravíssima. Quem for flagrado com criança em motocicleta de forma irregular responderá, ainda, a um processo administrativo para suspensão do direito de dirigir.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Use Táxi - 27 anos prestando serviço com muita eficiência

A Use Táxi surgiu com a intenção de diversos motoristas que perceberam a necessidade de se organizarem em busca de um objetivo comum, de investindo em tecnologia e constante treinamento a Use Táxi tornou-se referência no mercado por sua eficiência e qualidade garantida no atendimento.
A cooperativa Surgiu 15 de março de 1988, através da necessidade de vários taxistas em ter um atendimento com eficiente na Zona Sul de São Paulo; Atualmente são 650 cooperados.

Hoje a Use Táxi conta com aplicativo que atende toda região metropolitana de São Paulo, mesmo que o poder de investimento seja abaixo o intuito e enfrentar as cooperativas que vem de fora e também combater a ilegalidade de outros aplicativos.

O Presidente da Use Táxi, Eder Wilson é taxista há cerca de 30 anos, e vem de uma família de taxista, ele está no 6°mandato desde 2004.
 “ A Família Use é uma parceria e colaboração de anos e anos de trabalho, estamos em busca cada dia de oferecer o melhor para os nossos passageiros.
O motorista sempre deve preservar a profissão, já que o sucesso só depende dele , ele é merecedor de cada passageiro, essa profissão é única e maravilhosa”, afirma Eder.

Para Eder a Uber não o assusta já que acredita que o ser humano não gosta do que é errado.
“A uber não me assusta, apesar de ser desleal e a tecnologia que oferecem é irreversível, as pessoas querem fazer o certo, e tenho certeza que mais cedo ou mais tarde todos vão perceber que não é seguro usar o aplicativo que não tem motoristas confiáveis e regulamentados”, relata Eder.

Os cooperados possuem plano de vida, plano de saúde, convenio em oficina e convenio telefônico.






segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Taxista de BH combate a Uber com atendimento diferenciado


O Taxista Marco Antonio Pereira decidiu adotar um meio de conquistar os seus clientes, no seu táxi tem disponível para os passageiros barrinhas de cereal, bombons e garrafas de água, além de revistas e jornais para ler durante a viagem.

Em entrevista com nossa equipe do Jornal do Transporte, Pereira disse que seu principal desejo é “trabalhar tranqüilo e agradar os clientes” para, com isso, “mudar a imagem que a população tem de nós [taxistas]”.

Pereira não é dono do carro que dirige e paga uma diária para poder usá-lo, diz ser contra atitudes violentas e acredita que “tem espaço para todos” nas ruas da cidade. Além das revistas e bombons que oferece aos clientes, ele diz que começou também a “se vestir melhor e ser mais educado” com seus passageiros para melhorar o serviço que presta. Com o avanço da concorrência, acredita, “a gente [taxistas] precisa fazer alguma coisa pra atrair os clientes”.

O taxista não emite opiniões sobre a Uber, pois diz não conhecer bem o aplicativo que agrega motoristas particulares. No entanto, sugere que seu funcionamento deva ser legalizado, para que alguma forma de fiscalização possa ser incorporada ao serviço, beneficiando tanto os usuários quanto os motoristas.


Desde que incorporou as melhorias a seu carro, o taxista diz ter recebido “muitas mensagens positivas de clientes e muito serviço”. No entanto, ele não sabe ainda se poderá manter o novo esquema de trabalho, pois trabalha para a empresa BH Trans, que vistoria os carros e motoristas e pode não aprovar as alterações.



quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Taxista amputado é exemplo de superação no Quênia



Ibrahim Wafula tinha sete anos de idade quando sofreu um acidente e teve uma de suas pernas amputadas. Mesmo com a dificuldade de conseguir trabalho, discriminado pelos empregadores, ele nunca desistiu. Com a chegada dos carros automáticos no Quênia, Ibrahim soube aproveitar a inovação e até hoje continua sonhando e lutando por seus objetivos. Ele pensa até em participar de um rali internacional.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

IPI: sindicato fornece todos os documentos no mesmo dia

Salvador: tudo resolvido no mesmo dia, sem sair do sindicato


Iniciativa poupa ida 
do taxista ao Sest Senat

Uma iniciativa positiva do Sindicato dos Taxistas Autônomos da cidade de São Paulo está facilitando a vida do taxista na hora de obter a documentação para pedir isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na compra de carro zero.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Guarda municipal pode multar por qualquer infração de trânsito, diz STF

Parte dos ministros queria restringir fiscalização a atos ligados ao município.
Decisão envolve órgão de Belo Horizonte, mas valerá para outras cidades.

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou que o poder das Guardas Municipais para aplicar multas sobre qualquer tipo de infração de trânsito cometida nas cidades. A decisão foi proferida numa ação envolvendo a cidade de Belo Horizonte, mas o entendimento valerá para qualquer outro município cuja guarda esteja impedida de multar pela Justiça.
Hoje não existe uma proibição na lei para que as guardas municipais apliquem as multas, mas algumas ações no STF contestavam a prática.valerá para qualquer outro município cuja guarda esteja impedida de multar pela Justiça.
Na ação analisada nesta quinta, o Ministério Público de Minas Gerais, contrário ao poder de fiscalização de trânsito da Guarda Municipal, argumentava que o órgão, vinculado ao município, não poderia "usurpar" atribuições da Polícia Militar, ligada ao governo estadual.

O julgamento no STF foi iniciado em maio e, na ocasião, o relator, ministro Marco Aurélio Mello, votou no sentido de permitir a aplicação das multas pelas guardas, mas desde que limitadas a infrações que poderiam afetar a proteção de bens, serviços e instalações municipais.

Assim, o órgão poderia fiscalizar condutas como excesso de velocidade, estacionamento em locais proibidos, tráfego de veículos com peso acima do permitido para determinada via ou a realização de obras ou eventos sem autorização que atrapalhem a circulação de veículos ou pedestres.
"A regulamentação legal alusiva às atribuições da guarda apenas se mostra válida se mantiver alguma relação com a proteção dos bens, serviços e instalações do município", afirmou à época.

Na mesma sessão, o ministro Luís Roberto Barroso divergiu, de modo a permitir que a Guarda Municipal aplicasse qualquer tipo de multa. Para ele, a Guarda Municipal também pode acumular poder de polícia para fiscalizar o trânsito.

A controvérsia dividiu os ministros: ao lado de Marco Aurélio, se posicionaram Teori Zavascki, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski e Cámen Lúcia, para restringir a atuação das guardas. Foram vencidos, no entanto, por Barroso, Luiz Fux, Dias Toffoli, Celso de Mello, Edson Fachin e Gilmar Mendes.


Conforme dados do STF, a decisão deverá orientar ao menos outros 23 processos envolvendo a mesma questão em outros tribunais.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Taxistas se sentem com medo e instalam câmeras como medida de Segurança

A cada dia que passa os taxistas sentem medo de trabalhar por conta da violência que atinge a categoria.
Só neste ano foram registrados dois homicídios de taxistas.
Não é de hoje que os táxis são alvos de assaltantes, para tenta diminuir o número de assaltos os taxistas de São Paulo estão instalando câmeras de segurança nos veículos. O sistema, que é uma novidade para o setor, tem como objetivo inibir a ação de bandidos.
Além disso, a categoria espera um posicionamento e uma atenção maior da Secretária de Segurança Pública para que possam ser feitas medidas que diminuam os ricos desses profissionais.


Sindicatos dos Transportes Escolares fazem manifestações contra a padronização dos veículos em todo Brasil

A manifestação ocorreu no dia, em São Paulo se concentrou no Estadio do Pacaembu

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Diário Oficial divulga lista de Tranferência dos Alvaras

O Diário Oficial divulgou a lista de transferências de alvarás, deferidas e indeferidas, dos últimos dias. 
Se o seu pedido foi aceito, procure o DTP (Departamento de Transportes Públicos) para regularizar a situação: o prazo é de 30 dias a partir da data de publicação.

DIÁRIO OFICIAL DE 21/07/15

2015-0.169.980-2 Luiz Carlos Florêncio. Transferência de alvará de estacionamento nº 007.672-20. Deferido.

2015-0.170.355-9 Antonio Landeira Fernandes. Transferência de alvará de estacionamento nº 004.661-23. Deferido.

2015-0.170.465-2 Antonio Oliveira de Souza. Transferência de alvará de estacionamento nº 038.651-26. Deferido.

2015-0.170.816-0 Antonio Assumpção de Freitas. Transferência de alvará de estacionamento nº 034.000-26. Deferido.

2015-0.171.276-0 Neusa Regina Passini Santos. Transferência de alvará de estacionamento nº 025.031-23. Deferido.

2015-0.171.326-0 Claudio Marinho da Silva. Transferência de alvará de estacionamento nº 041.778-27. Deferido.

2015-0.171.328-7 José Ferreira de Souza. Transferência de alvará de estacionamento nº 031.760-29. Deferido.

2015-0.171.672-3 Miguel Ballestero. Transferência de alvará de estacionamento nº 001.156-22. Deferido.

2015-0.171.811-4 Claudio Garcia da Rosa. Transferência de alvará de estacionamento nº 005.368-22. Deferido.

2015-0.172.677-0 Sebastião Augusto de Souza. Transferência de alvará de estacionamento nº 009.294-25. Deferido.

2015-0.172.892-6 Carlos dos Santos Fiúza. Transferência de alvará de estacionamento nº 001.389-24. Deferido.

2015-0.173.031-9 Rikishiro Nihei. Transferência de alvará de estacionamento nº 013.797-20. Deferido.

2015-0.174.097-7 Benedito Lucio dos Santos. Transferência de alvará de estacionamento nº 008.867-26. Deferido.

2015-0.174.112-4 Getulio da Costa Ferreira. Transferência de alvará de estacionamento nº 034.824-21. Deferido.

2015-0.174.411-5 José Tavares da Silva. Transferência de alvará de estacionamento nº 035.618-28. Deferido.

2015-0.174.414-0 Edgar Tetsuo Katatani. Transferência de alvará de estacionamento nº 007.559-23. Deferido.

2015-0.176.217-2 José Alfredo dos Santos. Transferência de alvará de estacionamento nº 020.610-23. Deferido.

2015-0.176.353-5 Osmario Fernandes Lima. Transferência de alvará de estacionamento nº 010.720-21. Deferido.

2015-0.176.496-5 Raimundo Luiz de Oliveira. Transferência de alvará de estacionamento nº 039.155-22. Deferido.

2015-0.176.643-7 Rosa da Gloria Mathias. Transferência de alvará de estacionamento nº 031.926-28. Deferido.

2015-0.177.520-7 Edvaldo Aparecido Fortunato. Transferência de alvará de estacionamento nº 027.712-25. Deferido.

2015-0.177.688-2 Marina Vital da Silva. Transferência de alvará de estacionamento nº 011.419-29. Deferido.

2015-0.177.745-5 Lucilia Amaral Oliveira. Transferência de alvará de estacionamento nº 031.144-22. Deferido.

2015-0.177.751-0 José Vanderelei Pretel Vasques. Transferência de alvará de estacionamento nº 021.464-21. Deferido.

2015-0.177.849-4 Fernando Espósito. Transferência de alvará de estacionamento nº 004.912-25. Deferido.

2015-0.177.912-1 Antonio Marques Neves. Transferência de alvará de estacionamento nº 001.582-24. Deferido.

2015-0.178.149-5 Antonio Ferreira da Silva. Transferência de alvará de estacionamento nº 008.543-28. Deferido.

DIÁRIO OFICIAL DE 22/07/15

2014-0.233.815-1 Jacqueline Correia Arantes. Transferência de alvará de estacionamento nº 015.470-20. Deferido.

2014-0.298.296-4 Mercia Mitsuko Suzuki Kobayashi Faria. Transferência de alvará de estacionamento nº 032.930-25. Deferido.

2014-0.301.722-7 Nelson Vessoni. Transferência de alvará de estacionamento nº 022.079-23. Deferido.

2015-0.156.096-0 Rosa Bianco. Transferência de alvará de estacionamento nº 009.518-20. Deferido.

2015-0.157.003-6 Edite de Paula Cavalcante. Transferência de alvará de estacionamento nº 040.679-24. Deferido.

2015-0.158.654-4 Adriana Santana Alves Rocha. Transferência de alvará de estacionamento nº 001.931-27. Deferido.

2015-0.160.188-8 Silvia Regina Vaccari Santana. Transferência de alvará de estacionamento nº 029.371-23. Deferido.

2015-0.164.469-2 Laura Santos Dias. Transferência de alvará de estacionamento nº 007.180-25. Deferido.

2015-0.166.228-3 Leandro Dias da Silva. Transferência de alvará de estacionamento nº 010.858-24. Deferido.

2015-0.168.177-6 Maria Regina Novell Pereira. Transferência de alvará de estacionamento nº 016.334-22. Deferido.

2015-0.168.440-6 Maria Aparecida Costa Moraes. Transferência de alvará de estacionamento nº 020.067-23. Deferido.

2015-0.168.760-0 Clara Zuleika Figueiredo Pieradozzi. Transferência de alvará de estacionamento nº 000.521-24. Deferido.

DIÁRIO OFICIAL DE 24/07/15

2015-0.178.514-8 Adriana Costa dos Reis. Transferência de alvará de estacionamento nº 022.916-22. Deferido.

2015-0.178.789-2 Adabel Donato. Transferência de alvará de estacionamento nº 001.604-23. Deferido.

2015-0.178.865-1 Vilma de Aguiar Alves. Transferência de alvará de estacionamento nº 012.511-20. Deferido.

2015-0.178.930-5 Ricardo Rodrigues. Transferência de alvará de estacionamento nº 026.426-20. Deferido.

2015-0.179.184-9 Eraldo Alves de Araujo. Transferência de alvará de estacionamento nº 012.289-27. Deferido.

2015-0.179.931-9 Sidney Antonio Rala. Transferência de alvará de estacionamento nº 004.395-25. Deferido.

2015-0.179.995-5 Luiz Dominguez. Transferência de alvará de estacionamento nº 016.125-22. Deferido.

2015-0.179.996-3 Lupercio Paulo de Oliveira Filho. Transferência de alvará de estacionamento nº 019.339-22. Deferido.

2015-0.180.176-3 José Laércio de Souza Dias. Transferência de alvará de estacionamento nº 003.814-20. Deferido.

2015-0.180.222-0 Francisco José de Sepulvida. Transferência de alvará de estacionamento nº 011.881-27. Deferido.

2015-0.180.329-4 Elio Mantovani. Transferência de alvará de estacionamento nº 005.073-26. Deferido.

2015-0.180.533-5 José Marques da Silva Neto. Transferência de alvará de estacionamento nº 028.077-26. Deferido.

2015-0.180.635-8 Douglas Stellato Junior. Transferência de alvará de estacionamento nº 040.095-25. Deferido.

2015-0.181.191-2 Harlei Pereira da Rocha. Transferência de alvará de estacionamento nº 000.490-26. Deferido.

2015-0.181.421-0 Julio Cesar Mendes de Almeida. Transferência de alvará de estacionamento nº 009.421-20. Deferido.

2015-0.181.505-5 Kátia Rejane Cruz Ribeiro Lopes. Transferência de alvará de estacionamento nº 023.161-29. Deferido.

2015-0.181.540-3 Vicente dos Santos. Transferência de alvará de estacionamento nº 024.171-20. Deferido.

2015-0.181.784-8 José Pedro da Silva. Transferência de alvará de estacionamento nº 003.156-21. Deferido.

2015-0.181.999-9 Luiz Coelho de Souza. Transferência de alvará de estacionamento nº 008.979-22. Deferido.

2015-0.182.252-3 Valdelicio Moreira Novaes. Transferência de alvará de estacionamento nº 032.519-26. Deferido.
 
DIÁRIO OFICIAL DE 25/07/15

2015-0.028.668-7 Jonatas Galdino Pessoa. Transferência de alvará de estacionamento nº 041.335-28. Deferido.

2015-0.092.979-0 Ivanete do Nascimento Rabelo de Natale. Transferência de alvará de estacionamento nº 013.233-26. Deferido.