quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Taxistas protestam em SP contra proposta de regulamentar Uber

Quem o prefeito que agradar os empresários do aplicativo pirata ou os 38 mil taxistas que esperam uma decisão justa contra a concorrência desleal?

Taxistas protestaram nessa terça feira em São Paulo, contra a proposta da prefeitura de regulamentar o transporte de passageiros por aplicativos de “caronas pagas”.
Eles reclamam que não foram consultados sobre a proposta de decreto; A prefeitura, por sua vez, diz que está dialogando com a categoria e fazendo consulta pública pela internet para analisar sugestões da população.

Os taxistas se reuniram em um protesto contra mais uma tentativa da prefeitura de regulamentar o uso de aplicativos como o Uber, que faz transporte de passageiros com motoristas particulares.
O Viaduto do Chá foi tomado por centenas de táxis desde a Praça Ramos de Azevedo, no Theatro Municipal. Os taxistas paravam todo táxi que passava.

O decreto prevê que essas empresas paguem à prefeitura por quilômetro rodado. O valor pode variar conforme o horário e a distância. Quanto maior for o trajeto, menor a cobrança.

O decreto vai ficar em consulta pública por 30 dias. A população vai poder opinar pela internet. Uma das reclamações dos taxistas é que eles são os maiores interessados e não foram consultados.

“A proposta do prefeito, que ele está apresentando, ela é ilegal. Ela tinha que passar pela Câmara Municipal. Não é ele chegar e: ‘Vou decretar. É um decreto meu e vai funcionar’. Isso não pode, não existe. Então, ele está passando por cima da Câmara Municipal”, afirma o presidente do Sindicato dos Taxistas de SP, Natalício Bezerra Silva.

Por outro lado Antonio Raimundo o "Ceará", presidente do Simtetaxis, lidera o protesto.

É a segunda tentativa da Prefeitura em menos de três meses para enquadrar o Uber ao sistema de transporte municipal, atitude condenada pelos taxistas.


Em torno de todas noticias querem transformar os taxistas nos vilões, onde eles pedem apenas para que o aplicativo seja conduzido de uma maneira legal, já que eles não pagam nenhuma taxa e não enfrentam nenhuma burocracia na qual é exigida pela prefeitura.

Resta saber se os alvarás da categoria táxi preto foram suspensos para implantar uma medida que apenas agradam os empresários do aplicativo pirata, já que eles não querem pertencer a nenhuma categoria e pagar uma simples taxa para continuar rodando de forma desleal.

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Federação realiza confraternização com lideranças e encerra o ano com muitas emoções


O almoço aconteceu na Churrascaria Fogo de Chão
E teve a participação de lideranças e empresários
Os sindicatos de taxistas do Estado de São Paulo participaram da celebração da Federação dos taxistas realizada na churrascaria Fogo de Chão.
O evento foi à celebração de final de ano e também a despedida do Presidente da Fetacesp José Fioravanti, que renunciou o mandato por conta da sua saúde debilitada.
Com a renuncia do Fioravanti, quem irá assumir até junho de 2017 será o vice – presidente, Odemar Ferreira que atualmente é presidente do sindicato dos Taxistas Autônomos de Santo André e região.
Além da presença dos presidentes dos sindicatos de São Paulo, participaram empresários do setor; Ricardo Auriemma, presidente da Adetax se emocionou com a despedida.
“Meu pai que participou junto com a categoria, tinha um grande respeito e amizade pelo Fioravanti, eu só tenho agradecer esses anos de parceria e de ter me recebido com muito carinho, desejo toda a felicidade do mundo, pois ele merece mais que isso”, fala Auriemma.
 Fioravanti agradeceu a presença de todos e estava emocionado.
“É com muita alegria de ano após ano que tive o prazer de organizar esse almoço com amigos que moram no meu coração e que sempre enfrentaremos as dificuldades da categoria juntos. 
Tenho orgulho de ter defendido os interesses da categoria a frente dessa entidade, muitas foram as lutas e ainda virão maiores, mas agora dou todo o apoio para Odemar que sei que irá conduzir com o mesmo carinho que tive”, declara José.
José Fioravanti conduziu a Federação por mais de 30 anos sendo responsável por inúmeras vitórias da classe, como a isenção de IPI e ICMS para a compra de veículos zero quilômetro, isenção de IPVA para os taxistas e a liminar que limita o número de táxis em todos os municípios.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Detran.SP não vai exigir exame toxicológico para motoristas profissionais a partir de 1º de janeiro

Legislação federal obriga a realização do teste por motoristas habilitados nas categorias C, D e E; Estado de São Paulo conseguiu autorização prévia da Justiça para não implantar a medida

Os motoristas do Estado de São Paulo não terão de realizar o exame toxicológico para renovar ou obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E a partir de 1º de janeiro, como prevê a resolução 529 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A pedido do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), o Estado de São Paulo ingressou com uma ação na Justiça contra a medida e conseguiu autorização prévia (tutela antecipada) para não condicionar a concessão da CNH ao teste. O processo continua em curso na Justiça Federal - 9ª Vara Cível da Capital de São Paulo.

“O Detran.SP é favorável a medidas que reduzam os acidentes e, consequentemente, aumentem a segurança no trânsito. Mas, diante da falta de comprovação da eficiência do exame toxicológico proposto pela atual legislação federal, é contra essa obrigatoriedade no processo de habilitação. Seria mais eficiente um exame realizado na própria via, o que comprovaria que o condutor realmente dirige sob efeito de drogas”, afirma Daniel Annenberg, diretor-presidente do Detran.SP.

A comunidade médica e profissionais de trânsito de todo país também são contrários à medida. Entre as críticas mais recorrentes está o tipo de exame. Para os especialistas envolvidos, a exigência é discriminatória, inconstitucional, viola a ética médica e não há evidências científicas que comprovem sua eficácia para a segurança no trânsito. Além disso, o teste tem alto custo (cerca de 100 dólares) e não é feito por nenhum laboratório brasileiro. Hoje, as amostras são enviadas para análise no exterior.

A legislação federal prevê que o exame seja feito mediante a coleta de cabelo, pelo ou unhas com o objetivo de detectar o consumo de substâncias psicoativas que comprometam a capacidade de direção no momento de renovar ou obter a habilitação. O resultado precisa dar negativo para os três meses anteriores ao teste.

No entanto, o resultado negativo no exame toxicológico não significa dizer que o cidadão não fará uso de drogas posteriormente, já com a CNH renovada, e conduzirá veículo sob efeito dessas substâncias. Além disso, conforme alerta da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o motorista pode, por exemplo, burlar o teste ao deixar de usar drogas no período que é coberto pela janela de detecção (90 dias retroativos).

“O exame tem algumas brechas e tornará o processo de habilitação mais demorado, uma vez que a coleta será encaminhada para o exterior e posteriormente ainda deverá ser avaliada por um médico. O teste também não tem como aferir se o motorista utilizou a droga enquanto dirigia ou se fez uso em um momento particular, fora da condução de veículos. Impedir que um motorista profissional que depende da habilitação para trabalhar renove o documento pela interpretação de um exame falso positivo poderá resultar em demandas judicias tanto para o Estado quanto para os médicos”, ressalta Annenberg.

É importante frisar que a realização do exame e a identificação de substâncias psicoativas não constitui por si a inaptidão do motorista à renovação ou à habilitação nas categorias C, D e E. O cidadão pode ter utilizado medicamentos que tenham em sua composição algum elemento detectado pelo exame, por exemplo. Por esta razão, a quantidade e a duração do uso identificadas no exame deverão ser submetidas à avaliação de um médico credenciado pelo Detran.SP, que emitirá um laudo final de aptidão do candidato.

Classe médica não foi ouvida - Na elaboração dessa exigência, não foram consultadas as entidades médicas, nem mesmo a Câmara Temática de Saúde e Meio Ambiente no Trânsito do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Entre as entidades que são contrárias à obrigatoriedade do exame toxicológico estão: Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTOx), Conselho Federal de Medicina, Sociedade Brasileira de Ciências Forenses (SBCF), Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), Conselho Regional de Biomedicina, Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, Departamento de Análises clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), Associação Brasileira de Medicina do Trabalho (ABMT), além do próprio Ministério da Saúde.

"A principal crítica à obrigatoriedade do exame toxicológico de larga janela de detecção para consumo de substâncias psicoativas volta-se ao fato de a obrigação não encontrar paralelo em qualquer outro país como forma de política pública direcionada à redução de mortes no trânsito. De fato, não há qualquer evidência científica de que a obrigatoriedade da realização desse exame durante o processo de habilitação ou de renovação tenha algum impacto positivo na redução de lesões e mortes no trânsito", ressalta o presidente da Abramet, Dr. José Heverardo da Costa Montal.

Profissionais da área médica fazem ainda outro alerta: por meio do exame de larga janela de detecção feito a partir do cabelo não é possível determinar com exatidão quando o indivíduo fez uso de droga, mas apenas estimar esse tempo.

Vale ressaltar que nenhum dos 185 países signatários da Década de Ação para Segurança Viária 2011-2020, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para reduzir pela metade o número de acidentes e mortes no trânsito, realiza exames em cabelo, pelo ou unha dos motoristas.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Resolução que torna facultativo o uso de extintores de incêndio é suspensa




Contran agiu de forma unilateral com a medida

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados suspendeu a resolução 556/15 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tornava facultativo o uso de extintores de incêndio em automóveis, utilitários, caminhonetes e triciclos de cabine fechada.
Para justificar a anulação, o deputado Hugo Leal (RJ), relator da comissão, defendeu o fato de que o Contran agiu de forma unilateral, causando transtornos aos proprietários de veículos que já haviam adquirido os extintores do tipo ABC e aos fabricantes e vendedores do equipamento, que passaram a sofrer com o encalhe dos produtos.

Em setembro, o Contran justificara a desobrigação do extintor com um estudo que constatou a baixa incidência de incêndios dentro do volume total de acidentes com veículos. O estudo também concluiu que o uso do extintor sem preparo representaria mais risco ao motorista do que o próprio incêndio em si.
A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, inclusive quanto ao mérito, antes de ser votada pelo Plenário da Câmara.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Radares pistola multam mais de 56 mil motociclistas nas marginais de SP


Modelo foi implantado nas Marginais Tietê e Pinheiros para flagrar motos

Os radares móveis, tipo pistola, já registraram mais de 56 mil multas na capital paulista aos motociclistas nas Marginais Tietê e Pinheiros, apenas nos meses de outubro e setembro. Cerca de 46 motociclistas são multados por hora na cidade de São Paulo com o radar móvel.
Os radares pistola começaram a ser usados depois que a Prefeitura admitiu que os fixos não conseguem flagrar as motos que circulam entre as faixas. Um levantamento da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) mostrou que dos 140 acidentes nas marginais, 113 tinham motos envolvidas.

Os radares móveis estão espalhados por 38 pontos da cidade e tem cinco em cada uma das marginais.


terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Sorteio de alvarás da categoria táxis preto é cancelado

O Tribunal de Contas do Município, suspendeu o sorteio dos 5 mil alvarás para táxis pretos na cidade de São Paulo. O conselheiro Edson Simões afirmou que o sorteio, realizado na semana passada, foi feito antes que o tribunal pudesse analisar o edital. A Prefeitura disse que vai responder a todos os questionamentos do TCM e que aguarda uma resposta o mais rápido possível.

Essa modalidade com veículos de luxo vai atuar exclusivamente com aplicativo. Taxistas com documentação para veículos brancos poderão migrar para o novo serviço.
A criação do serviço de luxo por aplicativo surgiu após a polêmica envolvendo um aplicativo pirata e os taxistas. Após série de protesto de motoristas de táxi, a Câmara Municipal decidiu proibir o aplicativo de transporte individual. Uma emenda da Prefeitura, porém, permitiu a criação desta nova categoria.


terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Prefeitura de São Paulo reabre Credenciamento para o TEG ( Vai e volta)

os transportadores escolares poderão fazer o credenciamento para o
transporte escolar gratuito – TEG ( Vai e Volta).

O contrato é valido por 12 meses e poderá ser prorrogado por mais 60 meses.

Poderão participar pessoas físicas e pessoas jurídicas que deverão se cadastrar pelo site da Secretaria Municipal de transporte no seguinte endereço eletrônico:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/noticias/?p=207011

e comparecer no Departamento de transportes Públicos – DTP na Rua Joaquim Carlos 655 – Pari, com a documentação exigida no edital na data e horário agendados na hora do credenciamento feito pelo site.


Para o credenciamento acesse o link:

http://credenciamentoescolar.prefeitura.sp.gov.br/PaginasPublicas/frmInicio.aspx

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Prorrogada para 01/02 /2017 a obrigatoriedade do uso de cadeirinha no transporte escolar

O diretor do sindicato do transporte escolar de São Paulo, Donay Neto e o transportador escolar da Zona Sul Carlos Eduardo Monezi estiveram em Brasília nesta quarta-feira dia 25 de novembro.
E acompanharam em loco a reunião ordinária do Conselho Nacional de Trânsito que APROVOU a suspensão até o dia 01/02/2017 das Resoluções 533 e 541.

Abstiveram-se de votar, o Ministério da Educação e o Ministério da Justiça.

A nova resolução será publicada no Diário Oficial da União de 26/11/2015

Fonte: O Amigo Escolar

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Licenciamento 2015:veículos com placas de final 0 e caminhões com finais 9 e 0 devem ser licenciados em dezembro

Não basta pagar a taxade R$ 72,25, é preciso portar o licenciamento 2015. Quem preferir pode receber o documento pelos Correios, pagando R$ 11 pela postagem
Proprietáriosde veículos com placas de final 0 e caminhões com finais 9 e 0 devem realizar o licenciamento obrigatório do exercício 2015 durante o mês de dezembro. Isso significa que no dia 1º de janeiro esses veículos estarão em situação irregular caso circulem sem o licenciamento 2015.

Oserviço pode ser feito de forma eletrônica via sistemabancário , com entregado Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pelos Correios, ou presencialmente nos postos do Detran.SP e do Poupatempo.

É válidoressaltar que não basta pagar a taxa de licenciamento, que é de R$ 72,25. É preciso portar o CRLV,conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), válido em todo o país.

Quem optar pela entrega via postagem precisa fazer o licenciamento com antecedência para receber o documento até o final do mês. Após a emissão do CRLV, o prazo de entrega dos Correios é de até sete dias úteis.

Conduzir veículo com o licenciamento em atraso é infração gravíssima (artigo 230 do CTB): multa de R$ 191,54, inserção de sete pontos no prontuário doproprietário, além de apreensão e remoção do veículo. Já conduzir sem portar o documento, mesmo que o licenciamento esteja em dia, é infração leve (artigo 232 do CTB): multa de R$ 53,20, três pontos na carteira e retenção do veículo até que o CRLV seja apresentado.

No Estado de São Paulo, o calendário de licenciamento é entre abril e dezembro, de acordo com o final da placa. Já os veículos de carga (caminhão) devem ser licenciados entre setembro e dezembro.

Alerta via push – O Detran.SP envia lembrete sobreo prazo para licenciamento por meio de push, que são mensagens enviadas por aplicativos aos dispositivos móveis, como celular e tablete. Para receber o aviso, basta baixar gratuitamente o aplicativo “Detran.SP” nas lojas virtuais Google Play ou Apple.

Oaviso é enviado ao usuário que não tiver feito o licenciamento até o começo do mês correspondente ao final de placa de seu veículo, quando o licenciamento é obrigatório. Para receber a notificação push, o motorista deve habilitar a opção de recebimento deste tipo de alerta em seu aparelho.

Passo a passo – A taxa de licenciamento para oexercício 2015 é de R$ 72,25 e pode ser paga na internet, em caixas eletrônicos ou nas agências dos bancos credenciados. Ao realizar o licenciamento, é precisoquitar possíveis débitos de IPVA, seguro obrigatório e multas.

O pagamento deve ser feito por meio do número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Para receber o documento via Correios, é necessário pagar o valor adicional de R$ 11, referente à postagem. É imprescindível que o endereço esteja atualizado no Detran.SP. Caso contrário, não será possível fazer a entrega e o cidadão terá de retirar o documento em uma unidade de atendimento .

Quem preferir fazer o licenciamento presencialmente deve apresentar o comprovante de pagamento e um documento de identificação na unidade do Detran.SP na qual o veículo está registrado ou nos postos do Poupatempo. Lembrando que nessa modalidade não se deve pagar o valor de envio pelos Correios. O serviço pode ser feito pelo proprietário do veículo, procurador ou por parentes próximos (pais, filhos, irmãos e cônjuge).

Opasso a passo completo está disponível na área de "Veículos" do portal Detran.SP ( www.detran.sp.gov.br)ou diretamente neste link http://scup.it/8chl.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Licenciamento 2015:veículos com placas de final 0 e caminhões com finais 9 e 0 devem ser licenciados em dezembro

Não basta pagar a taxade R$ 72,25, é preciso portar o licenciamento 2015. Quem preferir pode receber o documento pelos Correios, pagando R$ 11 pela postagem
Proprietáriosde veículos com placas de final 0 e caminhões com finais 9 e 0 devem realizar o licenciamento obrigatório do exercício 2015 durante o mês de dezembro. Isso significa que no dia 1º de janeiro esses veículos estarão em situação irregular caso circulem sem o licenciamento 2015.

Oserviço pode ser feito de forma eletrônica via sistemabancário , com entregado Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pelos Correios, ou presencialmente nos postos do Detran.SP e do Poupatempo.

É válidoressaltar que não basta pagar a taxa de licenciamento, que é de R$ 72,25. É preciso portar o CRLV,conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), válido em todo o país.

Quem optar pela entrega via postagem precisa fazer o licenciamento com antecedência para receber o documento até o final do mês. Após a emissão do CRLV, o prazo de entrega dos Correios é de até sete dias úteis.

Conduzir veículo com o licenciamento em atraso é infração gravíssima (artigo 230 do CTB): multa de R$ 191,54, inserção de sete pontos no prontuário doproprietário, além de apreensão e remoção do veículo. Já conduzir sem portar o documento, mesmo que o licenciamento esteja em dia, é infração leve (artigo 232 do CTB): multa de R$ 53,20, três pontos na carteira e retenção do veículo até que o CRLV seja apresentado.

No Estado de São Paulo, o calendário de licenciamento é entre abril e dezembro, de acordo com o final da placa. Já os veículos de carga (caminhão) devem ser licenciados entre setembro e dezembro.

Alerta via push – O Detran.SP envia lembrete sobreo prazo para licenciamento por meio de push, que são mensagens enviadas por aplicativos aos dispositivos móveis, como celular e tablete. Para receber o aviso, basta baixar gratuitamente o aplicativo “Detran.SP” nas lojas virtuais Google Play ou Apple.

Oaviso é enviado ao usuário que não tiver feito o licenciamento até o começo do mês correspondente ao final de placa de seu veículo, quando o licenciamento é obrigatório. Para receber a notificação push, o motorista deve habilitar a opção de recebimento deste tipo de alerta em seu aparelho.

Passo a passo – A taxa de licenciamento para oexercício 2015 é de R$ 72,25 e pode ser paga na internet, em caixas eletrônicos ou nas agências dos bancos credenciados. Ao realizar o licenciamento, é precisoquitar possíveis débitos de IPVA, seguro obrigatório e multas.

O pagamento deve ser feito por meio do número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Para receber o documento via Correios, é necessário pagar o valor adicional de R$ 11, referente à postagem. É imprescindível que o endereço esteja atualizado no Detran.SP. Caso contrário, não será possível fazer a entrega e o cidadão terá de retirar o documento em uma unidade de atendimento .

Quem preferir fazer o licenciamento presencialmente deve apresentar o comprovante de pagamento e um documento de identificação na unidade do Detran.SP na qual o veículo está registrado ou nos postos do Poupatempo. Lembrando que nessa modalidade não se deve pagar o valor de envio pelos Correios. O serviço pode ser feito pelo proprietário do veículo, procurador ou por parentes próximos (pais, filhos, irmãos e cônjuge).

Opasso a passo completo está disponível na área de "Veículos" do portal Detran.SP ( www.detran.sp.gov.br)ou diretamente neste link http://scup.it/8chl.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Bolsões para motos reduzem atropelamentos, diz prefeitura.


Com o objetivo de trazer mais segurança para motociclistas, ciclistas e também motoristas, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da cidade de São Paulo inaugurou uma faixa de retenção em alguns semáforos especialmente para motos e bicicletas. Um dos locais escolhidos para os primeiros testes e foi à esquina da Avenida Rebouças, sentido centro, com a Rua Estada Unidos, no bairro de Pinheiros, na capital paulista. O objetivo desta iniciativa é criar uma área exclusiva para a permanência de ciclistas e motociclistas à frente dos carros, mas antes da faixa de pedestres, quando estiver aguardando o semáforo abrir.

O idealizador desse projeto foi Aldemir Martins, o “Alemão”, que é o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Motociclistas da Cidade de São Paulo que protocolou a idéia dos bolsões em Abril de 2013.
A Espanha criou essa ideia em 2008, inicialmente nas cidades de Madri e Barcelona, o sistema logo conquistou consenso positivo não apenas entre os usuários de veículos de duas rodas como também dos automobilistas, com um índice de aprovação de nada menos do que 97%, de acordo com pesquisa realizada em 2010 pelo "Ayuntamiento de Madrid", a municipalidade da capital espanhola. Em Barcelona, as autoridades afirmam que a faixa de retenção diminui em 90% o risco de acidente.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) fez um levantamento esse mês que, na qual foi constatado a diminuição no número de atropelamentos e de acidentes com motos caíram em cruzamentos com semáforos onde a prefeitura instalou os bolsões para motos e bicicletas.

Atualmente são 326 pontos que possuem os bolsões, sendo monitorados 54 cruzamentos antes e depois para implementação desses bolsões.
O Resultado divulgado é que o numero de atropelamentos caiu de 43 para 31 (que de 28%) e o acidentes com moto de 102 para 177 (redução de 25%).