segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Taxistas protestam contra o “app ilegal” na Avenida Paulista

O Simtetaxis  (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores nas Empresas de Táxis do Estado de São Paulo) realizou um ato na Av Paulista  neste domingo 28/02.
A manifestação era contra o App pirata “Uber”  e a favor de um transporte legalizado, Cerca de 1.000 taxistas se reuniram com seus familiares.


O sindicato busca conquistas assinaturas para um abaixo-assinado contra a liberação do aplicativo de caronas. Segundo a entidade, mais de 40 mil taxistas já aderiram à causa.

Os taxistas usaram camisetas brancas com a frase "Encontro da Família Taxistas pela Legalidade e pela Justiça", além de carregar bandeiras do Brasil e faixas de protesto.


"Lideranças sindicais de Estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Distrito Federal também somaram esforços a esta causa nobre", informou o Simtetaxis. O objetivo é reunir 200 mil assinaturas, que serão levadas ao Supremo Tribunal Federal (STF).

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Mudança na Brigadeiro Luís Antônio provoca tumulto no trânsito

Avenida passou a ter mão dupla para carros em trecho sentido Ibirapuera.
  
A CET implantou na Avenida Brigadeiro Luís Antônio uma mão dupla para carros, e começou a penalizar nessa quarta feira. Com o objetivo de diminuir o número de atropelamentos no local, porém essa medida não agradou os moradores, taxistas, comerciantes e motoristas que reclamam da implantação de mão dupla.
Na prática, no entanto, a mudança já está valendo, com pintura de faixa amarela para dividir a pista, novas faixas de pedestres e bloqueio para conversão à esquerda na Alameda Jaú, um dos maiores pontos de descontentamento e confusão.

A Avenida Brigadeiro Luís Antônio liga a região central de São Paulo ao Ibirapuera. Originalmente, ela tinha uma faixa para ônibus e duas para carros no sentido Centro. E apenas uma faixa, somente para ônibus, no trecho entre a Rua dos Ingleses e a Rua Groenlândia, no sentido Ibirapuera. Com a nova proposta, esse trecho passa a ter duas faixas para o Ibirapuera e, consequentemente, o sentido Centro perdeu uma das faixas para carros.
Segundo a CET, a companhia registrou 116 atropelamentos, entre 2013 e 2015 entre a Rua Cincinato Braga e a Alameda Santos.

Motoristas buzinavam para perguntar se poderiam mesmo descer a Brigadeiro no sentido Ibirapuera, o que até então era proibido. Alguns motoristas, sem entender as novas marcações na pista, entraram na faixa que agora virou contramão no sentido Centro.
Quem seguia no sentido centro e queria acessar a Alameda Jaú (que fica duas ruas antes do cruzamento com a Avenida Paulista) era surpreendido com o bloqueio da via. Na alteração prevista, passa a ser proibida a conversão à esquerda para acessar a Jaú.

Um dos caminhos para o motorista é atravessar a Paulista, entrar na Rua São Carlos do Pinhal, Joaquim Eugênio de Lima, Alameda Santos e retornar no outro sentido da Brigadeiro Luís Antônio para acessar o primeiro quarteirão da Jaú."

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Alckmin lança relatório de acidentes no trânsito do Estado de São Paulo e firma convênios com municípios para redução de vítimas

Iniciativas fazem parte do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa lançado pelo Governo para promover a segurança viária com meta de diminuir em 50% o número de mortes no trânsito até 2020


O governador Geraldo Alckmin lançou nesta terça-feira, 23, o INFOSIGA SP - Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo. O relatório será publicado mensalmente e trará dados sobre acidentes e óbitos em consequência de ocorrências no trânsito em todo o Estado. Alckmin também assinou convênios com 15 municípios para execução de ações voltadas à segurança no trânsito dentro das cidades.



Estas são iniciativas do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, lançado pelo Governo de São Paulo em agosto de 2015, que tem como principal objetivo reduzir pela metade as vítimas fatais em acidentes de trânsito até 2020. O programa é inspirado na “Década de Ação Pela Segurança Viária”, período de 2011 a 2020, estabelecido pela Organização das Nações Unidas, chamando atenção para a questão da violência no trânsito.



“Estamos dando um passo muito importante para a redução de uma das principais causas de mortalidade no mundo inteiro, no Brasil e em São Paulo, as chamadas causas externas. A maior causa externa antigamente era homicídio e hoje é acidente viário. Chega a ser quase o dobro o número de mortes por atropelamento, acidentes rodoviários e urbanos”, comentou o governador Alckmin.



A partir da publicação de hoje, referente ao mês de janeiro de 2016, o Governo publicará, todo dia 19 de cada mês, o relatório referente aos acidentes e óbitos do mês anterior. Essas informações estarão disponíveis na internet, no endereço www.segurancanotransito.sp.gov.br, com informações de todos os 645 municípios do Estado de São Paulo. O relatório apresenta faixa etária, gênero da vítima, perfil do acidente e tipo do veículo. 



O INFOSIGA SP surge como uma importante ferramenta para mapear os acidentes e óbitos no trânsito e fornecer subsídios para que o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito possa elaborar e desenvolver políticas públicas e ações para reduzir pela metade as vítimas fatais nos acidentes de trânsito, no Estado, até 2020.



“Todos os meses, com transparência absoluta, vamos mostrar os números de acidentes, mortes e locais. Esse banco de dados não é apenas para estatísticas e sim para orientar o trabalho e reduzir o total de mortes.  Como a maioria dos casos não estão nas autoestradas, estão dentro das cidades, celebramos 15 convênios com 15 municípios. A prefeitura tem um conjunto de tarefas para realizar”, disse o governador sobre as iniciativas que os municípios terão que realizar para reduzir seus índices.



O INFOSIGA SP é baseado na triagem e tabulação de boletins de ocorrência da Polícia Civil do Estado de São Paulo, para o cálculo das estatísticas relativas a óbitos no trânsito. Para cálculo das estatísticas relativas a acidentes de trânsito com vítimas, são utilizados os dados recebidos pela Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.



O governador firmou convênios com 15 municípios, por intermédio do Detran.SP. Serão cerca de R$ 10,5 milhões de recursos do Estado para serem investidos nos municípios em iniciativas voltadas para fiscalização, sinalização e educação no trânsito nestes municípios prioritários. O objetivo é que as iniciativas bem-sucedidas sirvam de modelo para outras cidades e possam ser replicadas.



Os 15 municípios escolhidos são: Amparo, Atibaia, Barretos, Catanduva, Fernandópolis, Itanhaém, Jacareí, Piedade, Praia Grande, Registro, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São Roque e Sorocaba.



Foram considerados municípios integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, com números médios superiores a 15 óbitos por 100 mil habitantes, por ano, no período de 2011 a 2013. A partir desses critérios, foram tomados os três municípios com maior taxa de óbitos por 100 mil habitantes de cada faixa populacional (até 100 mil habitantes, até 200 mil, até 400 mil e acima de 400 mil), além de três municípios com média superior a 15 óbitos baseados no ranking estadual. Como os dados do INFOSIGA SP não estavam tabulados na época da escolha dos municípios, foram usadas informações do DATASUS e SEADE – Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados. Os convênios firmados têm o prazo de um ano, com todas as ações planejadas tendo de ser executadas nesse período, com a utilização do recurso repassado.



Sobre o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito



O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito foi lançado em agosto de 2015 e é responsável por construir um conjunto de políticas públicas para reduzir o número de vítimas de acidentes de trânsito no Estado. O Movimento é um desdobramento do decreto nº 61138/2015, que determinou a elaboração de medidas para diminuir o número de vítimas do trânsito. A meta de redução de óbitos é de 50% em relação ao índice de 2010, ano anterior ao início da “Década de Ação Pela Segurança Viária”, da Organização das Nações Unidas, quando o Brasil participou como país signatário da convocação para esse esforço mundial. Eram registrados no Brasil, em 2010, segundo o DATASUS, 22,5 óbitos por 100 mil habitantes. O objetivo é chegar em 2020 com índice de 11,25 óbitos por 100 mil habitantes.



“O Brasil, em 2010, tinha em torno de 23 mortes por 100 mil habitantes, por ano. A meta é reduzir pela metade ou até superar esta meta. Lembrando que são Paulo tem menos, 17 por 100 mil. Nós somos o segundo menor do Brasil, só perdemos para a Amazônia”, comentou Alckmin, se referindo a São Paulo ter fechado o ano de 2015 com 13,7 óbitos por 100 mil habitantes.



O comitê gestor do Movimento é coordenado pela Secretaria de Governo e composto pelas secretarias da Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos e Planejamento e Gestão, por meio do Departamento Estadual de Trânsito – Detran.SP.



Para que a meta de redução de 50% nas vítimas fatais em decorrência de acidentes de trânsito seja alcançada, o Governo intensificou esforços em ações voltadas para educação no trânsito, segurança das vias e veículos, além de gestão nas respostas para acidentes.



Além do esforço do Governo na redução de acidentes nas vias do Estado de São Paulo, o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito também conta com o envolvimento da sociedade civil. São empresas engajadas na promoção de um trânsito mais seguro, entre elas Ambev, Abraciclo, Arteris, Banco Itaú, Optas, Porto Seguro, Raízen e Ultra. Dentre os apoiadores, a Ambev, por exemplo, investe em tecnologia e treinamento para garantir a segurança de seus funcionários que trabalham em uma frota de mais de 12 mil veículos, entre motocicletas, carros e caminhões. Já a Porto Seguro lançou a campanha Gentileza gera Gentileza, para evitar discussões no trânsito e incentiva a gentileza entre usuários.


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Multas por evasão de pedágio explodem em São Paulo

Nas rodovias que mais registraram esse tipo de infração no interior de São Paulo,  mostrou que o número de multas explodiu. O número de multas aplicadas por evasão de pedágio  na Rodovia Castello Branco, uma das principais ligações entre a capital e o interior paulista, cresceu quase 800% no ano passado em relação a 2014. Em todo o estado, quase 90 mil motoristas foram multados.

A polícia diz que entre as formas mais comuns de fuga dos pedágios são de motoristas que passam colados no veículo da frente e os que passam em alta velocidade e batem na cancela. Para driblar a fiscalização tem gente que encobre, suja e até adultera a placa.
A multa por evasão de pedágio é de R$ 127,69. Infração grave, com cinco pontos na carteira. Câmeras de monitoramento têm ajudado a polícia a identificar os infratores.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Suspensa a emissão de novos CRMs


Sindicato e categoria unida!!!!


Vitória do Transporte Escolar!!!! Após dura e longa negociação com as Secretarias de Educação e Transportes, conseguimos os seguintes avanços:
  
1) Suspensão por tempo INDETERMINADO da emissão de novos Alvarás;

2) Prioridade no atendimento no DTP para os atuais transportadores do TEG;

3) Publicação unificada da lista de credenciados na quinta feira dia 28 incluindo os nomes completos dos transportadores de escolares, empresas, cooperativas bem como os motoristas de cada uma destas empresas, facilitando aos pais a manutenção do mesmo transportador de seus filhos;

4) Manutenção dos atuais contratos dos transportadores com as escolas conveniadas que possuem alunos deficientes;

5) Informamos aos Secretários (Jilmar Tatto e Gabriel Chalita) que ainda sim, o Sindicato mantém as ações na Justiça e no TCM pois acreditados em um outro modelo de contratação. Mas que respeitaremos as decisões da justiça e do Tribunal de Contas caso mantenham o Credenciamento;

6) Ressaltamos que os valores propostos, mesmo na hipótese de se encher os veículos com crianças não garantirá os custos necessários para um serviço de qualidade e excelência;


7) Por fim o Secretário Jilmar Tatto disponibilizou a Secretaria de Educação para realizar junto com o sindicato um “raio X” do sistema de transporte escolar na cidade, para dimensionar as próximas ações do seguimento no médio e longo prazo.

Fonte: SIMETESP

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

O melhor leitor de cartão de credito e debito para taxistas já está disponível na BV Seguros

A iZettle melhorando a vida do Taxista

Portaria que foi implantada em janeiro na capital 
Paulista torna obrigatório aos taxistas aceitarem pagamentos através de cartões.

A maquina da iZettle vem revolucionando o mercado e proporciona fácil manuseio através de um míni aparelho de leitor de cartão que é conectado nos Smartphones e pela Web.

Com as novas normas em São Paulo, os motoristas de táxi tem que trabalhar com a facilidade dos pagamentos eletrônicos e tendo em vista uma das maiores vantagens é que diminui o risco de assaltos, que é um dos maiores problemas que a categoria vem enfrentando.
 Muitas vezes os passageiros não pegavam táxi, pois não tinha como antecipar o valor do serviço a ser cobrado ou determinar um preço fixo, como acontece com os ônibus, e com isso exigir que o cliente tenha o dinheiro em mãos antes mesmo de entrar no veículo.

Desta forma, um leitor de cartão para celular passou a ser, recentemente, uma ótima solução para taxistas.
Uma grande preocupação nessa rede de serviços é o quanto tempo é debitado na conta do motoristas já que outras empresas chegam a creditar em até 30 dias. Esse é o diferencial da iZettle pois o pagamento é liberado em até 2 dias úteis; É a única empresa que aceita pagamentos parcelados por cartões de crédito. 
Uma grande ferramenta que o taxista não pode dispensar e ainda mantêm o controle sobre suas vendas diárias e como saber que já pode voltar pra casa sem se sobrecarregar nas corridas diárias.

Procure a BV Seguros e descubra as vantagens que esse aparelho fornece para seu negócio.


Serviço (11) 3313-232 -Jilmara (BV Seguros/Conecta)


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

SP tem queda de 23,5% em mortes no trânsito no mês de novembro

Estudo sobre acidentes fatais compara dados do mesmo período em 2014.

O número de mortes em acidentes de trânsito caiu 23,5% em novembro do ano passado, na comparação com o mesmo mês em 2014, segundo estudo feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Foram 23 óbitos a menos, de 98 para 75.
Já entre janeiro e novembro do ano passado, a CET contabilizou 904 mortes no trânsito na capital paulista, uma redução de 21,4% no que foi registrado nos 11 primeiros meses de 2014 (1.150 mortes).
O estudo da CET apontou que a maior redução de mortes foi registrada nos acidentes fatais envolvendo ciclistas (27,4%). De 43 mortes entre janeiro e novembro de 2014, o número caiu para 31 óbitos no mesmo período em 2015, ou 12 vítimas a menos.

Entre os motociclistas o estudo apontou que a maior redução de mortes,foi de 78 vítimas fatais (ou 19%), com redução de 410 para 332 casos entre janeiro e novembro de 2014 e 2015. A cidade também registrou queda de 506 para 385 mortes de pedestres (redução de 23,9%) e de 191 para 156 óbitos de motoristas e passageiros em acidentes de trânsito (queda de 18,3%).

 A Prefeitura também apontou que ações para segurança de todos os envolvidos no trânsito de São Paulo colaboraram para a queda nos registros de mortes, como redução de velocidade em diversas ruas e avenidas da cidade, assim como as marginais, além de faixas de pedestres diagonais em cruzamentos de grande movimento e faixas de contenção para motocicletas.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Justiça proíbe prefeitura de SP de usar a verba de multas de trânsito para bancar a CET

Juiz entendeu que dinheiro não pode ser usado em funções administrativas.

A Justiça de São Paulo determinou que o dinheiro arrecadado de multas na capital, não pode ser utilizado para bancar a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

A decisão atende a um pedido do Ministério Público de São Paulo, que entrou com ação contra o município alegando que o dinheiro das multas de trânsito de São Paulo é usado para outros fins além dos previsto na legislação da cidade e no Código de Trânsito Brasileiro. 
A lei prevê que a verba deve ser gasta nas ações de sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.
A ação do Ministério Público teve como base uma ação do Tribunal de Contas do Município, que afirma que os recursos das multas são “majoritariamente destinados ao financiamento das despesas operacionais da CET, classificadas pela própria Prefeitura como despesas de custeio”.
Segundo o juiz Luis Bedendi, da 5ª Vara de Fazenda Pública, essas despesas devem ser pagas pelas receitas correntes (essencialmente aquelas advindas de tributos). “A manutenção da estrutura administrativa da CET não se constitui em investimento, não podendo, por conseguinte, ser bancada pelo dinheiro arrecadado de multas de trânsito”, afirmou o magistrado em sua decisão.

O promotor Marcelo Milani, que assina a ação juntamente com outros três promotores, disse que a decisão é "uma vitória para a cidade". "É um dinheiro de destinação vinculada com fim específico, mas estão usando para pagar salário", afirma Milani.

Em 2014, a Prefeitura de São Paulo aplicou mais de 10,6 milhões de multas aos motoristas, o que destinou quase R$ 900 milhões aos cofres públicos, número recorde até aquele ano. A administração não informou quanto da verba arrecadada com as multas é destinada ao custeio da área administrativa da CET.